Cirurgia
No Grupo Hospital do Gato oferecemos cuidados cirúrgicos seguros, qualificados e compassivos para gatos com foco nos tecidos moles e nos procedimentos de rotina. Quer se trate de uma castração ou esterilização, remoção de corpos estranhos, ou uma cirurgia abdominal, as nossas equipas estão inteiramente disponíveis para o apoiar juntamente com o seu animal, prestando os mais elevados padrões de excelência clínica.
Sabemos que ver o seu gato a ser submetido a um procedimento cirúrgico pode ser preocupante, por isso priorizamos a segurança, a comunicação e o conforto em todas as fases do processo.
Quando é que as cirurgias felinas são consideradas eletivas, não eletivas ou de urgência?
Os procedimentos eletivos referem-se a cirurgias planeadas com antecedência que apesar de não serem urgentes, nem colocarem em risco a vida do animal, têm como objetivo melhorar a sua qualidade de vida e prevenir problemas futuros.
Relativamente às cirurgias não eletivas, referimo-nos aos procedimentos que apesar de poderem ser agendados e não exigirem intervenção de urgência, têm mesmo de ser realizadas para não comprometer o bem-estar e a saúde do animal. Neste tipo de cirurgias incluímos as extrações dentárias, remoção de corpos estranhos, remoção de tumores benignos e malignos, cirurgias reconstrutivas, correção de hérnias, entre outros.
Quando falamos em cirurgias de urgência, tal como o nome indica, significam que têm de ser realizados de imediato de forma a assegurar a sobrevivência do animal.
Quais são as cirurgias mais comuns em gatos realizadas nos centros do Grupo Hospital do Gato?
Além da castração e a esterilização, também realizamos vários outros procedimentos de rotina. As cirurgias comuns em gatos incluem:
- Remoção de massa ou tumor
- Procedimentos odontológicos
- Remoção de cálculos na bexiga
- Cirurgia abdominal para remoção de corpos estranhos
- Cirurgias reconstrutivas
- Cirurgias ortopédicas
Exames Pré - Cirúrgicos
Antes de qualquer procedimento cirúrgico o seu gato será observado e a sua saúde será avaliada. Poderá ser necessário a realização de exames complementares de diagnóstico, como análises laboratoriais, citologia, radiografias, ecografias e tomografias de modo a complementar o planeamento da cirurgia e garantir a segurança da mesma.
Planeamento e Gestão da Dor
Para cada gato submetido a cirurgia, é criado um plano individual para controlo da dor a ser seguido durante todo o período peri-cirúrgico.
Os gatos precisam de exames laboratoriais antes da cirurgia?
Embora dependa do procedimento, recomendamos vivamente os exames laboratoriais para que possamos saber o que está a acontecer aos órgãos do seu gato e garantir que a anestesia é segura para ele. Os exames laboratoriais fornecem uma boa indicação da saúde geral do gato antes de ser anestesiado e suportar o stress físico da cirurgia. Qualquer anormalidade nos exames laboratoriais pode significar a interrupção do procedimento cirúrgico até que a causa seja identificada e tratada.
O que procurará um veterinário nos exames laboratoriais pré-cirúrgicos?
Existem muitos fatores diferentes que observamos nos exames de sangue. Observámos principalmente os valores renais e hepáticos, uma vez que estes órgãos metabolizam ou digerem alguns agentes anestésicos. Observamos também a contagem de glóbulos brancos, a contagem de glóbulos vermelhos e as plaquetas, que nos ajudam a compreender os processos de cicatrização. Alguns outros indicadores, como os níveis de proteínas e eletrólitos, permitem-nos compreender o quão estável está o seu gato antes do procedimento. Também podemos verificar o tempo de coagulação para garantir que coagula o sangue adequadamente e não corre o risco de hemorragia.
O que preciso de saber antes da cirurgia do meu gato?
Antes da cirurgia do seu gato, há várias coisas que precisa de saber para garantir que tudo corre bem, desde a consulta até à recuperação. O Grupo Hospital do Gato dispõe de avançados equipamentos anestésicos e monitorização, que nos permitem controlar os parâmetros vitais durante todo o procedimento, incluindo a frequência e o ritmo cardíaco (através do eletrocardiograma), pressão arterial e a saturação de oxigénio. Após a conclusão da cirurgia, o seu gatinho será transferido para a nossa área de recobro. A nossa equipa médica irá continuar a monitoriza-lo e garantir que o seu gato se encontra o mais livre de dor possível, assim que sair da anestesia.
Quanto tempo dura a recuperação após a cirurgia em gatos?
A recuperação após a cirurgia em gatos depende inteiramente do procedimento, mas o tempo médio de recuperação é geralmente de duas semanas. Alguns procedimentos dentários requerem apenas um ou dois dias de recuperação, enquanto a maioria das cirurgias de tecidos moles demora cerca de 10 dias para o regresso às atividades normais. Em cirurgias mais extensas, como reparações de feridas e cirurgias abdominais, a recuperação pode demorar até duas semanas.
O que posso fazer em casa para acelerar a recuperação do meu gato?
A melhor coisa que pode fazer em casa para ajudar o seu gato a recuperar, é proporcionar um ambiente com níveis mínimos de stress. Se tiver outros animais em casa, considere isolar o seu gato ou confiná-lo no seu próprio espaço, para que não tenha de interagir com outros animais. Mantenha-o dentro de casa, mesmo que seja um gato que vive fora de casa. Além disso, siga atentamente as instruções de alta do seu veterinário, pois atendemos explicitamente às necessidades do seu gato e às suas necessidades pós-cirúrgicas. Estas instruções incluem o controlo da dor, a administração de medicação e os cuidados a ter em conta.