A colocação do microchip é um ato médico, pelo que deve ser feita pelo seu médico veterinário.
O microchip consiste num dispositivo do tamanho de um grão de arroz com um circuito eletrónico que possui um código único, que não pode ser alterado. A aplicação de microchip é realizada com o recurso a uma agulha hipodérmica e é implantado de forma subcutânea no lado esquerdo do pescoço. É um procedimento rápido e simples, que muito raramente necessita de sedação.
Após colocação do dispositivo, o veterinário faz o registo do animal no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia) onde são incluídos os dados do proprietário (nome, contacto e morada).
O microchip não consiste num método de localização do tipo GPS, o que significa que para um animal com microchip ser recuperado é necessário que alguém o resgate e se dirija a um centro veterinário ou canil municipal. O médico veterinário utilizará um equipamento apropriado para leitura deste dispositivo e confirmará se possui identificação eletrónica. Em caso afirmativo, identificará o seu proprietário.
De acordo com a legislação em vigor, a aplicação do microchip deve ser realizada até 120 dias após o nascimento do animal.
Se encontrar um gato ou cão perdido, poderá ajudá-lo. Desloque-se a um centro médico veterinário para confirmação da existência de microchip.