Disponibilizar vários locais de recursos ambientais
Os gatos são animais territoriais e, por esta razão, precisam ter acesso ilimitado aos seus
recursos ambientais. Em casas com vários gatos também é necessário que esse acesso não seja desafiado pelos outros gatos. Deste modo evitaremos stress por competição. Os recursos ambientais básicos incluem zonas de alimentação, de descanso, de brincadeiras, de eliminação e de exploração.
Zona de alimentação
A comida e a água devem situar-se num local limpo e tranquilo. Em casas com vários gatos é importante que cada gato tenha o seu próprio comedouro e em locais separados, mesmo que haja partilha dos mesmos. Ter vários bebedouros, alguns separados do comedouro.
Zona de descanso
Qualquer local da casa. Habitualmente são elegidos locais elevados. Aumente a oferta de espaço vertical ao seu gato com a aplicação de prateleiras. Ofereça também locais cobertos, como por exemplo, caixas de cartão ou transportadoras.
Zona de brincadeiras
Qualquer local da casa onde o gato encontre algo estimulante.
Zona de eliminação
A zona de eliminação de fezes e urina deve ser uma zona calma e tranquila, separada da zona de alimentação. A liteira e o areão devem cumprir alguns requisitos básicos.
Zona de exploração
Num gato saudável vai corresponder a toda a casa. Em casos de problemas permanecem fundamentalmente numa zona da casa.
Reflexão: Já pensou em como se sentiria se fosse obrigado a partilhar o seu prato de refeição? Quantas vezes já lhe aconteceu ter mesmo de ir urgentemente à casa-de-banho e deparar-se com a sanita suja? Certamente que isso o irritou e, se souber quem esteve previamente a usá-la, pode mesmo motivar uma discussão. Não somos felinos, é um facto, mas se nos tentarmos “colocar no lugar” do nosso gato, vamos certamente encontrar pontos onde conseguimos melhorar o seu bem-estar.